Curso “Arquitetura e Urbanismo como Representação Cultural no Mundo Árabe”, no Centro Maria Antonia

O Centro Universitário Maria Antonia oferece no mês de outubro o curso “Arquitetura e urbanismo como representação cultural no mundo árabe”. As aulas acontecerão semanalmente (quartas-feiras) e serão ministradas pelos professores Andrea Piccini e Lygia Rocco, da FFLCH-USP.

O curso consiste em uma análise das principais questões sobre forma e função no desenvolvimento da arquitetura e do urbanismo no contexto histórico e cultural do mundo árabe, entre os séculos VII ao XIV, abrangendo áreas da Ásia Central, norte da África e sul da Europa, e levando em conta aspectos como movimentos migratórios, relações entre fragmentação política e organização espacial, o estabelecimento de novas cidades e edifícios e monumentos emblemáticos.

As inscrições podem ser realizadas através da página do Centro Maria Antonia e têm custo de R$ 200,00.

PROGRAMA

8 de outubro
Populações turcas e mongóis da Ásia Central: caravançarais, madrassas e mesquitas

15 de outubro
Cultura arquitetônica árabe: período mongol no Uzbequistão e no Irã

22 de outubro
Períodos omíada e abássida, as regiões do Crescente Fértil e do norte da África e as migrações nos primeiros séculos

29 de outubro
O Islã na Europa e a arquitetura no norte da África

Cortesia de Centro Maria Antonia

Andrea Piccini é professor de Arquitetura e Cultura Árabe Islâmica em cursos de extensão na FFLCH-USP e autor de Arquitetura do oriente médio ao ocidente (Annablume, 2009).

Lygia Rocco é professora de Arquitetura e Cultura Árabe Islâmica em cursos de extensão da FFLCH-USP e no Instituto de Cultura Árabe de São Paulo.

Arquitetura e Urbanismo como Representação Cultural no Mundo Árabe

  • Data: de 8, 15, 22 e 29 de outubro (quartas-feiras)
  • Horário: das 16h às 18h
  • Local: Centro Maria Antonia
  • Endereço: Rua Maria Antonia, 258 e 294, Vila Buarque, São Paulo-SP

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Curso “Arquitetura e Urbanismo como Representação Cultural no Mundo Árabe”, no Centro Maria Antonia" 05 Out 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/628165/curso-arquitetura-e-urbanismo-como-representacao-cultural-no-mundo-arabe-no-centro-maria-antonia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.